sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Uma solução para cada problema - 1 - O ARCO

Uma das coisas que eu descobri logo no inicio do aprendizado de violino: na medida em que for possível financeiramente, fuja de tudo aquilo que esta no mercado com o titulo "de estudante". No caso do violino fica mais complicado comprar logo um profissional, mas, para o arco, um produto de estudante torna muitas vezes mais difícil o aprendizado.

O arco precisa ser bem balanceado e a crina, animal, de cavalos da Mongolia. Um arco não balanceado torna quase impossível tocar direito, mesmo para um profissional!!!!

Eu tenho, ainda aos 3 meses de estudo no dia de hoje, muita dificuldade com o arco: mantê-lo correndo sempre no local certo, entre o final do espelho e o cavalete. Descobri também que tocando um pouco mais perto, quase em cima do espelho, o som fica mais bonito e menos estridente.

Para resolver esta questão, tenho feito um programa de estudos onde começo com 40 minutos estudando apenas o arco, 10 minutos em cada corda, indo e voltando, cordas soltas ou não, em frente a um espelho, concentrado apenas no movimento e na passada do arco. Ainda estou longe de ter uma boa arcada, mas a repetição constante e concentração total em um tempo especifico dentro do horário de estudos seriam minhas dicas para quem tem a mesma dificuldade.

Sobre o arco, ao contrario da maioria das pessoas, optei pelo arco barroco, um pouco menor (70cm), bastante mais leve e com a envergadura da vareta ao contrario. Não sei explicar bem o motivo, mas para mim fica muito mais confortável e fácil de tocar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário