terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ler a partitura ou cantar a partitura???

Ainda estou aprendendo a identificar as notas.... sou, na leitura das partituras um pouco "the book is on the table" ainda. Mas, já me incomoda bastante a forma mecânica que a simples leitura de notas pode soar!

Vendo o vídeo de uma masterclass do Maxim Vengerov (http://youtu.be/Wpp7oxrBUq0) recebí uma dica que me parece solucionar o problema (e iniciar um novo e gigantesco desafio!)...

A partir das letras em um texto escrito, considerando uma pessoa alfabetizada, é possível ter muitos resultados diferentes. Da simples leitura, passando por uma bela leitura de um grande ator ou locutor e chegando na mais bela canção... tudo com as mesmas palavras.

E, na hora de ler uma partitura? A beleza e a musicalidade não estão em acertar a nota certa e nem mesmo no tempo, que já está ditado pela cor e posição das notas... está na interpretação! No caso do violino, no arco, no vibrato e em várias outras coisas que não podem ser simplesmente descritas!

E a principal dica (que para mim é mais difícil porque eu canto extremamente mal): cantar a partitura e depois tentar reproduzir no instrumento! Assim fica mais fácil perceber a diferença entre ler e cantar uma partitura.... posso ter apenas 4 meses de violino, mas a minha voz já tenho usado, de uma forma ou de outra, por 41 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário