segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Outras conquistas ao longo da vida podem ser replicadas para o violino???

Uma das vantagens de iniciar em um desafio tão difícil quanto tocar violino depois dos 40 é já ter uma história de vida que nos ensina o valor da dedicação, o caminho duro para as conquistas.

No meu caso, trago para o violino um aprendizado bastante improvável: a conquista do bi-campeonato estadual de fisiculturismo! Sim, algo que conquistei com bastante dificuldade nos anos de 2006 e 2007.

Para chegar a um físico campeão, foram necessárias algumas ações que hoje aplico no meu dia-a-dia no violino:

- DISCIPLINA! Para um campeonato como estes, são necessárias 24 horas de dedicação integral. Aquilo que você come, o treino na academia, a hora de dormir, de acordar.... isso torna hoje até bastante fácil para mim separar 2 horas do dia para imersão total no tocar do meu violino...

- REPETIÇÃO! Afinal o que é um treino de musculação senão, exercício após exercício, série após série, repetição após repetição, buscar o resultado, sabendo que cada movimento trará uma pequena e imperceptível evolução, mas somente no conjunto de horas, dias, semanas, meses, anos é que o resultado aparece?

- CONFIANÇA! Eu era um adolescente extremamente magrelo, improvável para o sucesso no esporte que eu escolhi. Hoje, um gaitista de 41 anos, improvável para o instrumento que eu escolhi? Hehehehehehehe eu já lidei com a improbabilidade antes.... e com a graça do Senhor fui bem sucedido!!!!

E você? Que outras conquistas de vida você pode replicar para o violino????



2 comentários:

  1. você é um paradoxo: força e músculos na delicadeza de tocar violino.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Clau! A comparação é improvável, mas a disciplina, nos dois casos, precisa ser muito grande! A recompensa também vem somente após horas, dias, semanas, meses, anos de muita dedicação!!!

    ResponderExcluir