quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Uma solução para cada problema - 8 - CHIADOS NO SOM DO VIOLINO

Creio que este seja um desafio para todos os violinistas, de iniciantes como eu aos mais experientes: eliminar o chiado do som do violino.

Eu já percebi que se usar pouco breu ou se a crina do arco ficar muito superficial na corda, ou seja, sem a pressão necessária, o chiado fica quase insuportável. Mas, mesmo caprichando e não cometendo estes erros, ainda persiste, aqui e alí um chiado que eu não escuto quando vejo bons violinistas tocando. E eu, mesmo com apenas 4 meses de violino, percebo que conquistar isso é um dos desafios para que eu seja um bom violinista um dia!

Ontem, no entanto, meu amigo Mario Marcal Jr, violinista / produtor do SC Piano Trio e violinista da Camerata Florianópolis me explicou algo muito interessante: "Todo o "chiado" que se escuta com o violino ao lado da orelha some em torno de uns 3 metros de raio. Se ouvires um solista bom de perto, as vezes chiado é só o que se escuta!".

Então pode ser que eu produza, para a audiência um som melhor do que eu mesmo estou ouvindo! Isso me leva a algumas conclusões, veja se você concorda comigo...

1 - Posso sempre contar com este plus, ou seja, estarei sempre melhor para os outros do que para mim mesmo.

2 - Não posso ignorar o fato de que uma parte de mim, mesmo enquanto toco (e desenvolvi isto nos muitos anos de gaita), também é ouvinte. Eu escuto a música que estou tocando e tenho prazer nela! Creio que isso seja importante para que transmita emoção. Por isso, nada de se acomodar neste fato... continuo buscando qualidade em todas as variáveis do instrumento, as que já conheço e as que vou conhecer, para que nem eu mesmo escute o chiado.

3 - Juntando 1 com 2, concluo que preciso continuar praticando muito, inclusive os ouvidos para limpar o som o máximo possível e me desenvolver nisto. Creio que um dia, conquistas como ler "fluentemente" as partituras, dominar as posições etc serão desafios vencidos, mas este ainda será um que nunca será completamente conquistado, nem por mim, nem pelo melhor dos profissionais. E sempre será bom contar com esse "plus", de quem me escuta estar com uma qualidade de som ainda melhor....

Nenhum comentário:

Postar um comentário