terça-feira, 1 de outubro de 2013

Cordas, cordas e mais cordas...... e agora????

Algo que descobri desde meus primeiros dias de estudos do violino... fuja, na medida em que for financeiramente possível, de qualquer produto apresentado como "de estudante". Vale para o arco, vale para cavaletes, vale para cordas.

Só que no caso das cordas, as promessas publicitárias são muitas... som mais brilhante, mais aveludado, mais potente, maior estabilidade de afinação, maior durabilidade e por aí vai.

Minha busca é pelo som mais aveludado, menos estridente. Descobri que estabilidade de afinação também é algo mais importante do que pode parecer a primeira vista... e descobri principalmente o quanto pode ficar cara esta brincadeira de sair experimentando.

Na verdade, ou me falta sensibilidade ou as diferenças não parecem ser tão grandes como ditas na publicidade de cada marca...... acompanhe, nas legendas, o resultado de minha experiência com cada uma delas....

Estou usando apenas a corda E, buscando uma opção melhor para a E do jogo Pirastro Passione, que apita demais. A princípio parece um pouco melhor...


Larsen Tzigane, estou esperando meu jogo chegar esta semana, cheio de esperança! Promete som semelhante às cordas de tripa, sem ser de tripa e timbre usado para o violino cigano, algo que procuro desde que conheci o trabalho de meu artista preferido, Florin Niculescu

Que frustração!!!! Corda de tripa com som muito aveludado... na verdade o som parece de uma guitarra velha e depois de 15 dias a afinação ainda não estabiliza.... vai voltar para o armário e ficar lá para reserva. Êita lição cara de se aprender!
Eu adquiri apenas a E, linda, dourada com som excelente... creio que ainda volto para ela um dia.
Tirei do violino depois de usar muito pouco, confesso que seduzido pela publicidade e promessas em torno de outras mais sofisticadas.... se nada der certo, volto correndo para ela, usando a E da Evah Pirazzi gold!
No cello usei e parecia mais um varal de péssima qualidade, no violino é bem mais razoável, mas somente se a diferença de preço para uma Tonica Pirastro não for mesmo financeiramente possível!

Coloquei um jogo no violino elétrico, responde bem, creio que seja boa somente para este tipo de instrumento mesmo...




2 comentários:

  1. Acredito que cordas são como softweares: começo pelo básico, deppis vou mudando.Até pq de nada adiantaria tê-las se não saberia usar.
    Estou com as originais há 6 meses( exceto a G que excedi na força da afinação) e o som continua bom. Pretendo trocá-las no fim do ano,após testar no Pacheco.Bjo

    ResponderExcluir