quarta-feira, 9 de outubro de 2013

TEMPO...... começar tarde, começar cedo, anos de estudo, horas por dia.....

Quando falamos em iniciar tarde no violino, logo surge essa questão do tempo.

Começar cedo soma tempo. Se eu tivesse começado aos 10 anos, hoje teria 31 anos de violino. Se eu tivesse 15 anos, teria 5 ou 6 horas por dia disponíveis para estudar, hoje, aos 41, com trabalho, esposa, filhos, faço um belo esforço para estudar 2 horas por dia....

Isso decreta a impossibilidade de ser, a esta altura, um bom violinista?

Podemos pensar diferente, existem grandes violinistas que começaram aos 5 anos de idade e são magníficos aos 20. Seguindo a mesma conta, nada impede que, aos 56, eu seja também muito bom.

Como, estudando apenas 2 horas por dia? Nesse caso eu acredito sinceramente que 2 horas estudadas por um adulto possam ser tão boas quanto 5 estudadas por uma criança. Por que? Foco! Compromisso! Concentração! Desejo!

O que você pensa disso? Concorda que 15 ou 20 anos de estudo de violino possam ser os mesmos em qualquer idade? Dos 10 aos 30, dos 30 aos 50 e mesmo dos 50 aos 70?

Eu gostaria muito de saber a sua opinião!

6 comentários:

  1. Oi, td bem? Bom, eu sou violinista tb e achei mto bacana vc criar um blog p divulgar sua rotina de estudos e td mais!
    Olha, nd impede q vc seja um bom violinista começando a tocar tardiamente (até pq, para fazer música ñ existe idade!), mas de tocar muito bem, a ser um violinista de sucesso acho q tem um espaço gde...pq aqui no Brasil a música ñ é tão valorizada como deveria, então as orquestras tem mtas exigências p entrar, mtas delas limite de idade...mas claro, tem tb orquestras amadoras, q como ñ são remuneradas, ñ exigem mto...
    O tempo tb é uma questão difícil p mim, acho q essa é a maior vantagem de se começar a tocar cedo e num ambiente estável: qdo vc crescer pode ganhar dinheiro facilmente c o violino, então ñ precisa trabalhar o dia todo p só depois tentar estudar violino...
    Abraços, parabéns e boa sorte! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras! Fico mesmo muito feliz com seus elogios... acho que tempo deve ser mesmo questão para todos...

      Excluir
  2. Oi, querido Jonh! rs.. Seu blog continua excelente. Parabéns!

    Quanto ao fator tempo/idade, é extremamente relativo. Um jovem de 15 anos talvez não se dedique tanto quanto um adulto de 40. Claro que a cabecinha jovem grava com mais rapidez do que a nossa, porém acredito que nosso Deus é um Deus de milagres e sempre faz possível acontecer o que é da sua vontade!

    Dedicação,foco,força e fé são o sucesso de qualquer atividade.

    E quem sabe não estaremos tocando Vivaldi com perfeição daqui há uns 3 anos? Eu quero! Sucesso, João!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Clau!!!! Você tem toda a razão.... acho que, mesmo com outras coisas na cabeça, o aprendizado acontece até melhor agora do que antes... de qualquer forma, tudo vem do Senhor, portanto a uma vontade Dele nós podemos estar surpreendendo daqui a alguns anos... de como tudo deve voltar para Ele, muito, muito louvor!!!!

      Excluir
  3. Oi, querido Jonh! rs.. Seu blog continua excelente. Parabéns!

    Quanto ao fator tempo/idade, é extremamente relativo. Um jovem de 15 anos talvez não se dedique tanto quanto um adulto de 40. Claro que a cabecinha jovem grava com mais rapidez do que a nossa, porém acredito que nosso Deus é um Deus de milagres e sempre faz possível acontecer o que é da sua vontade!

    Dedicação,foco,força e fé são o sucesso de qualquer atividade.

    E quem sabe não estaremos tocando Vivaldi com perfeição daqui há uns 3 anos? Eu quero! Sucesso, João!

    ResponderExcluir
  4. O importante é estar tocando. Eu também comecei já adulto, não tenho objetivos profissionais no violino. Mas quero tocá-lo o melhor que eu puder. Não me preocupo com o tempo, pois terei muitos anos para tocar violino, já que espero viver uns cem anos de idade. Assim queria Deus! Abraço, amigo!

    ResponderExcluir