quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Arco esbarrando na corda + lixa de unha = o trabalho que o archetier deveria ter feito!

No início do aprendizado do violino um dos grandes desafios é dominar o uso de todo o arco, do talão até a ponta.

No meu caso, a ponta foi mais fácil e o talão um tanto mais difícil! Uma das dificuldades é o dente que existe no talão e que esbarra na corda quase quebrando-a quando, na falta de habilidade dos primeiros estudos, chego até o fim da crina e esbarro o talão na corda.

E comecei a me questionar o motivo de ter este dente tão para fora quando poderia facilmente ser arredondado com mais uma lixada ou duas.... será que o archetier, fabricante dos arcos, não pensou nisso?


Veja que após percorrer a corda com toda a crina, o iniciante como eu, com dificuldade para encontrar o momento certo de parar, acaba chegando a uma quina pronunciada na madeira, que "belisca" forte a corda, podendo até quebrá-la! 


























































E, com uma simples lixa de unha eu arredondei este bico pelo lado de fora, mantendo o lado de dentro onde a tal quina é necessária para manter a crina no local!

Lixando suavemente a quina desapareceu!

Mantida a quina do lado de dentro para sustentar a crina. Do lado de fora a estética do talão muda muito pouco...








































Não sei dizer se isso vale para o violinista experiente que, naturalmente, não irá ficar esbarrando o talão na corda. Mas, como este é um blog sobre INICIAR no violino, talvez voc6e possa se beneficiar desta idéia simples e de eficiência imediata!

E, se quiser, deixe seu comentário ou crítica, será uma honra para mim ter a sua participação!




Nenhum comentário:

Postar um comentário