quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Aprender violino, uma lição de humildade!

O título já diz quase tudo.... como é bom, já chegando em certa idade, ter esses momentos onde tudo aquilo que pensamos que somos não parece nos ajudar no desafio que pretendemos vencer!

Aprendi e já me apresentei com a gaita até mesmo em casas de blues em Chicago e nas ruas de New Orleans, no grupo de adoração da Igreja.... fui guitarra solo de uma banda de rock na infância e contrabaixista de uma outra, de blues e rockabilly na adolescência....

Com o violino nas mãos, de que tudo isso me serve? De nada! Horas e horas de estudo para aprender a segurar no arco! Mover os dedos na posição do violino, diferente de qualquer outro instrumento (exceto pela viola, claro)... manter o arco tocando as cordas no lugar certo, velocidade certa, pressão certa.... o tal vibrato que ainda nem dá sinais de vida!!!

Após 5 meses de estudos, meu arco já corre com bom movimento, a mão esquerda move-se com liberdade no espelho do violino... conquistei a posição de 2o violino da minha Igreja! Glória a Deus!

Desafio vencido? Não....... pelo contrário, uma nova LIÇÃO DE HUMILDADE!

Lá vou eu começar a querer tocar mais rápido, música irlandesa, já não dedicar uma hora por dia ao movimento do arco antes de começar a estudar as lições da semana. Resultado... o polegar da mão esquerda está fora de lugar, o dedinho da mão direita voltou a ficar mal posicionado no arco...

De volta ao básico!!! Ao contrário do que a minha vaidade fez acreditar, sequer superei os primeiros passos do violino até agora!

Sigo no estudo do violino, agradecendo ao Senhor Jesus pela lição e alegremente dou este passo atrás, estudar sempre é bom, ter humildade, melhor ainda!!!!!

2 comentários:

  1. Querido João. Você está completamente certo! Na nossa idade, a pressa só atrapalha. Hj mesmo conversei com meu amigo e maestro e fechamos algumas auas de percepção musical aos domingos: ele toca no piano e eu canto e toco o hino, para me ouvir e não desafinar, já que nosso instrumento não é temperado ( notas prontas), diferente do piano.

    Eu tenho pressa de tocar bem.Deve ser o fator idade,né? Mas não precisa ser assim. Não pretendo ser profissional.Apenas sou uma grande admiradora da boa música e descobri um instrumento para louvar melhor ao meus Senhor.

    Se puder, converse com o seu mestre sobre isso: percepção musical e veja como ele poderá ajudá-lo.Que nosso melhor seja para glorificar nosso Deus!

    Sucesso, bom amigo!!

    ResponderExcluir