quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Captação X Microfone X Violino elétrico

Uma das dificuldades de quem começa tarde no violino é estar encaixado no cenário de orquestras, um desejo natural de quem gosta do instrumento. Porém, tenho descoberto um grande prazer em tocar na igreja, pequenos grupos, composições como piano e violino, violão e violino, banda na formação tradicional de rock e violino...

E, nesta hora, surge a necessidade de buscar uma captação para ligar o violino em amplificadores. E qual seria a melhor opção?

Elas são basicamente 3:

- Tocar próximo a um microfone, posicionado corretamente

O microfone deveria ser específico e sempre posicionado em direção aos efes, em uma distância de aproximadamente 60cm. Uma das dificuldades deste método é justamente a disponibilidade de equipamentos corretos...



- Instalar um captador no violino tradicional, escolhendo entre as diversas opções, aquela que amplifica o som da forma mais fiel possível. A vantagem é que você continua usando o instrumento onde já investiu em cordas, acessórios etc, apenas com a diferença de ganhar mais volume!

Segundo amigos que usam, como o Tercio, spalla da Orquestra de Vilhena, este modelo é excelente, prático, com sonoridade fiel, então, se você procura um captador (com preço excelente), posso recomendar este.



- Fazer uso de um violino elétrico, tomando o cuidado de escolher acessórios e encordoamento para que ele não acabe com som de guitarra.

Essa é a opção que eu escolhi... não é uma boa opção para a música clássica, mas excelente para country, gipsy, irish e outros tipos de música onde o violino participa de uma banda, com bateria, teclado, guitarras, baixo elétrico etc.

Eu optei pelo violino elétrico, usando, assim como no acústico, encordoamento LARSEN TZIGANE, com aquele maravilhoso som arenoso dos violinos ciganos que eu sempre procurei. Confesso que tenho bastante vontade de ter um captador da MV Elétrico também!

Uma observação importante: para estudo continuo usando unicamente o acústico, garantindo pelo menos 2 horas por dia de uso e amadurecimento do instrumento!

E você? Qual é a sua escolha?







Nenhum comentário:

Postar um comentário