terça-feira, 22 de outubro de 2013

Começar aos 40 e chegar até onde???

Uma situação incrível, porém bastante comum é surgir um jovem ou uma jovem de 20 anos com tamanha virtuose no violino que rapidamente ganha fama mundial, começando a fazer apresentações e conquistar seu merecido espaço. Descobre-se então que iniciou cedo, muitas vezes com 3 ou 4 anos e logo aparecem vídeos realizando verdadeiras proezas ainda com 6 ou 7 anos....

Estamos falando, naturalmente, de um dom, mas com a mesma importância, no mínimo, de 15, 16
anos de dedicação.

Qual a possibilidade de surgir um ou uma virtuose de 70 anos, que ninguém jamais havia visto? Alguém que começou aos 40 e dedicou 30 anos, anonimamente, ao estudo do violino?

Naturalmente vem dessa idéia a pergunta.... sabemos que é possível iniciar no violino aos 40, mas até onde a pessoa pode chegar? Ou a pergunta seria.... QUANDO a pessoa pode chegar?

Sinceramente, eu creio que a qualquer lugar. Creio também que as obrigações da vida adulta fazem necessários 30 anos ao invés de 15. Mas, é certo que 30 anos serão um belo tempo de dedicação em qualquer idade.

Pessoalmente, não tenho o objetivo de tocar em uma orquestra. Me encanta muito mais um grupo menor, como um quarteto ou mesmo o violino como parte de uma banda, um grupo musical, um solo acompanhado de piano ou órgão... com a graça do Senhor, naturalmente!

Qual é a sua experiência? Eu gostaria de saber quem mais compartilha de todo esse meu otimismo.....


Um comentário:

  1. Sei seu blog agora. Eu tenho 27 anos e estou pensando em querer começar. Será que dá?

    ResponderExcluir