quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DISCIPLINA!!!!!

















Quando pensamos em iniciar algo tão difícil quanto o violino depois dos 40, logo vem à mente a dificuldade de ter tempo para estudar. Uma criança poderia estudar 5 horas por dia, eu me esforço e conto com muita ajuda da minha Carolina (maravilhosa) para ter 2 horas por dia...

Mas, quando olhamos mais de perto para essas horas todas de estudo, o que percebemos? A necessidade de disciplina. Concentração, vontade, interesse, tudo isso é aditivado por uma qualidade chamada disciplina.

Nisso fico feliz porque outras experiências ao longo dos 40 anos anteriores me ajudam demais a entender o que é realmente ter disciplina.

Durante os anos de preparação para participar de (e ganhar) competições de fisiculturismo, aprendi que querer não é só querer o resultado, é desejar, com a mesma vontade ou mais, pagar o preço.

Para competir no fisiculturismo é necessário um período mínimo de 100 dias com uma dieta extremamente rigorosa, apenas 3 horas de sono diárias e 4 sessões diárias de treino, com cerca de 1h30 cada. Não tem domingo, nem feriado, nem final de semana, nem nada a não ser o extremo foco no dia da competição.

Eu tenho tentado reproduzir algo assim no violino. Executar exercícios centenas de vezes seguidas, ignorando completamente o cansaço, dor ou o que seja. Isso tira a sensibilidade e musicalidade? Na hora de tocar uma música não tem sacrifício, mas para aprender a técnica, a passada do arco, a posição da mão, nada como centenas de horas repetindo a mesma coisa, para que sejam naturais e estejam acessíveis à memória do corpo na hora de usar para uma música.

Minha conclusão é a seguinte. Primeiro vem aqueles que nascem com o dom e aplicam disciplina. Depois vem aqueles que nascem sem o dom e aplicam disciplina. Depois vem o resto, independente de ter dom ou não....

2 comentários:

  1. "nada como centenas de horas repetindo a mesma coisa, para que sejam naturais e estejam acessíveis à memória do corpo na hora de usar para uma música." Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A idéia é essa..... durante uma música as técnicas precisam estar acessíveis, pois a cada nota pode ser necessária uma arcada diferente, uma velocidade diferente.... e na hora não dá para pensar, tem que sair natural..... sabe aquela idéia de que o bom improviso é bem ensaiado? Acho que deve ser isso....

      Excluir